São diversas as formas de divulgação de um site, blog, página, vídeo ou de qualquer coisa na internet!

Divulgue

Uma forma de divulgação muito utilizada é o e-mail marketing. Basicamente, existem duas formas de  divulgar e de vender algo por e-mail. Uma das formas é a compra de e-mails pagos ou a utilização de softwares especiais para captura de e-mails e envio de e-mails em massa (este tipo de divulgação, além de não ter uma boa taxa de conversão, em alguns casos também pode configurar a prática de SPAM  - e-mails indesejados, o que não é recomendável). A forma de e-mail marketing mais viável e mais utilizada atualmente pelos web marketer's se dá por meio da utilização de um programa chamado auto-responder, que geralmente trabalha em conjunto com outro software de janela pop-up para o cadastramento dos e-mails dos visitantes (Ex. Ao entrar num site aparece uma janela pop-up dizendo: "cadastre-se em nosso site agora mesmo e receba o e-book xyz gratuitamente"- após colocar o nome e o e-mail a pessoa recebe o e-book e passa a receber e-mails periódicos, automatizados, conforme o webmaster ou blogueiro programou no auto-responder) . Este tipo de e-mail marketing pode fidelizar os visitantes, aumentar as visualizações da página e, principalmente, se mostra bastante efetiva em aumentar as vendas.

Outra forma de divulgação, bastante utilizada e efetiva, é a divulgação em Redes Sociais (Twitter, Facebook, Orkut, etc), com a criação de perfis, fan pages, comunidades, etc. Hoje em dia é uma das mais importantes formas de divulgação!

Para aumentar o fluxo de visitantes muitos também utilizam sites de Auto Surf. Este tipo de divulgação até é boa para aumentar a quantidade de visualizações da página, todavia, a maioria dos usuários dos autosurfs sequer chegam a conhecer os sites e blogs que estão rotacionando, pois o autosurf fica no piloto automático e muitas vezes a pessoa nem está na frente do computador, e, por isto, a taxa de conversões deste tipo de divulgação é baixa, ou seja, os autosurfs só servem para aumentar o número de visitas (alguns discutem se o uso de autosurfs configuraria Black Hat SEO, o que poderia levar o Google a punir os sites que abusam dos Autosurfs, e, além disto, vale destacar que o AdSense e alguns outros programas de afiliados não aceitam o uso de Autosurfs  concomitantemente com o Programa de Afiliados, pois geraria impressões inválidas). Uma forma mais efetiva de se utilizar os Autosurfs é comprando espaços de banners nestes sites, pois é bem baratinho.  Em termos de divulgação, os PTCs e os Manuais Surfs são um pouco melhores que os Autosurfs, pois nos PTCs e nos Manuais Surfs as pessoas precisam ver os sites.

Cadastrar o blog ou site manualmente nos sites de buscas é importante, e, conseguir ficar na primeira página do Google (Para conseguir isto, estude muito sobre SEO) é a melhor forma de divulgação grátis, pois traz leitores qualificados (que estão procurando por aquele assunto - visitas orgânicas).

Formar parcerias, divulgar em classificados grátis, em diretórios, em sites agregadores de conteúdo, assim como em sites de vídeos (como o Youtube) também são outras boas formas de divulgação!

Há formas pagas de divulgação, como os links patrocinados (Google, Facebook, Yahoo, etc), que podem render muitas visitas, com boa taxa de conversões, pois geralmente este tipo de divulgação vai de encontro a públicos qualificados.

Enfim, há inúmeras outras formas de divulgação de qualquer coisa na internet (E-book marketing, Yahoo respostas marketing, Resposta Automática de E-mail Marketing, etc.). Aguardem tópicos específicos sobre cada  uma das melhores formas de divulgação.

Se você é blogueiro, o maior segredo é produzir conteúdo de qualidade, pois isto, junto com um pouco de conhecimento de SEO, é o que mais vai atrair pessoas para o teu blog.

Conforme já falei, só divulgue um site, blog ou página, quando estiver com bastante conteúdo, para que o visitante não fique só 15 segundos.

Abraços!